Em jornalismo, no design de jornais, as infografias são ultizadas para ajudar a descrever como aconteceu detereminado facto, e quais são as suas consequências. Explica para além do texto, com ilustrações, diagramas, fotografias e gráficos.
São também úteis para cientistas como ferramentas de comunicação visual.
Evolução da infografia
Com o aparecimento das técnicas de gravura em pedra (litogravura - 1875 ) e metal e na posterior composição tipográfica, isto trouxe uma crescente facilidade para a utilização de desenhos e fotografias nos jornais. A partir de 1920 comneçaram a surgir tecnologias que permitiam o envio de imagens via cabo ou antenas, e satélites que encurtavam as distâncias, permitindo o rápido acesso a informação de todo o mundo. A partir de 1980, surge a digitalização que influencia bastante a ultilização de inforgráficos.
Durante a Guerra do Golfo, a infografia teve um aumento na sua importância. Isto aconteceu pela escassez de fotografias, o que demandava uma expressão gráfica mais contundente. Com a chegada de programas de interface gráfica para criação de sites agregando mídias e recursos visuais numa única plataforma, a infografia tornou-se uma maneira eficiente de tratar informação. Com o surgimento do Adobe Illustrator. tudo se tornou mais fácil devido ao desenho vectorial, que o programa trazia de novo.
'Porquê uma infografia? Uma infografia é uma notícia visual. Há muitos assuntos que são muitíssimo mais fáceis de explicar de forma visual do que apenas em texto. [...]Uma infografia multimédia será SEMPRE mais vista por mais gente do que o mesmo assunto em papel, qualquer que seja a publicação e a tiragem. Não morre no dia após a sua publicação.Uma infografia multimédia é uma notícia que tem uma rentabilidade muitíssimo mais elevada que a grande maioria das notícias escritas.'
Alberto Cairo, numa entrevista ao JPN, diz-nos o seguinte: "A infografia significa a apresentação visual de dados, sejam dados estatísticos, sejam mapas ou diagramas. Trata-se das três formas que adopta a infografia no jornal impresso." Também realça que a infografia já é utilizada há muitos anos, mas continua a constituir-se como um género jornalístico com futuro: "Tem vindo a ser utilizada desde que há jornais, praticamente. Será uma linguagem jornalística do futuro? Sim, e será muito utilizada, mas isso não quer dizer que não existam outras linguagens jornalísticas que não serão utilizados em igual medida.''
Exemplo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia
http://prometeu.wordpress.com/2008/01/24/um-blogue-portugues-sobre-infografias/
http://comunicarvisualmente.blogspot.com/2011/05/infografia.html