quarta-feira, 16 de março de 2011

Abstract Dreamin'


O objectivo da proposta de trabalho de Design de Comunicação Visual, é que com uma música à nossa escolha, fizéssemos a interpretação visual do tema escolhido. O trabalho vai ser constituído por elementos básicos da comunicação visual. Esta proposta têm como objectivo ajudar a compreender e a identificar as técnicas de comunicação visual, e ajudar a utilizá-las como meio de expressão. 





Wonderwalll

Today is gonna be the day
That they're gonna throw it back to you
By now you should've somehow
Realized what you gotta do
I don't believe that anybody
Feels the way I do about you now

Backbeat the word was on the street
That the fire in your heart is out
I'm sure you've heard it all before
But you never really had a doubt
I don't believe that anybody feels
The way I do about you now

And all the roads we have to walk along are winding
And all the lights that lead us there are blinding
There are many things that I would
Like to say to you
I don't know how

Because maybe
You're gonna be the one who saves me ?
And after all
You're my wonderwall

Today was gonna be the day?
But they'll never throw it back to you
By now you should've somehow
Realized what you're not to do
I don't believe that anybody
Feels the way I do
About you now

And all the roads that lead to you were winding
And all the lights that light the way are blinding
There are many things that I would like to say to you
I don't know how

I said maybe
You're gonna be the one who saves me ?
And after all
You're my wonderwall

I said maybe
You're gonna be the one who saves me ?
And after an
You're my wonderwall

Said maybe
You're gonna be the one that saves me
You're gonna be the one that saves me
You're gonna be the one that saves me

Recolha fotográfica:






California Dreamin'


All the leaves are brown
(All the leaves are brown)
And the sky is gray.
(And the sky is gray).
I've been for a walk
(I've been for a walk)
On a winter's day.
(On a winter's day).

I'd be safe and warm
(I'd be safe and warm)
if I was in L.A.
(If I was in L.A.)
California dreamin'
(California dreamin') on such a winter's day.

Stopped in to a church I passed along the way.
Well I got down on my knees
(got down on my knees)
And I pretend to pray.
(I pretend to pray).
You know the preacher likes the cold.
(preacher likes the cold).
He knows I'm gonna stay.
(knows I'm gonna stay).
California dreamin'
(California dreamin') on such a winter's day.

All the leaves are brown
(All the leaves are brown)
And the sky is gray.
(And the sky is gray).
I've been for a walk
(I've been for a walk)
On a winter's day.
(On a winter's day).

If I didn't tell her
(If I didn't tell her)
I could leave today.
(I could leave today).
California dreamin' (California dreamin')on such a winter's day,
California dreamin' on such a winter's day,
California dreamin' on such a winter's day.


Esta música foi feita em 1963, após o recente casamento de Michelle e John Phillips (constituintes da banda- Mama and the Papas ). Estavam os dois a viver em Nova Iorque, que passava por um inverno bastante friorento, pelo menos para Michelle que estava habituada ao clima agradável a ao solzinho da California. Foi assim que nasceu o primeiro verso, insipirado no frio e na saudade que a cantora sentia de casa. A visita à Catedral de St. Patrick, deu origem ao segundo verso.




Recolha fotográfica:









Composição adaptada a um contorno quadrado de 12cm : 















 A inspiração para o trabalho foi encontrada na teoria da forma (Gestalt) dada nas aulas e tentamo, por um lado, a abstracção inerente da teoria e, por outro, a intenção de mascarar a ideia da primeira percepção visual usando o elemento visual mais básico: a linha.É aqui que surge a primeira proposta (Wonderwall), o objectivo foi utilizar uma técnica de ilusão de óptica simples, usando linhas cruzadas perpendicularmente.


Aproveitando a forma circular do CD pensamos em fazer um projecto (o primeiro) mais linear tanto no que diz respeito ao design como ao significado. Aproveitamos o nome da música “Wonderwall” e criámos um
design semelhante ao de um autêntico muro.

Já falamos dos elementos básicos presentes na nossa primeira composição, falta agora elaborar as técnicas presentes na mesma.

A primeira técnica usada foi a da repetição do mesmo elemento (Unidade, coesão), seguida da sequencialidade das linhas, a ordem lógica, o padrão que vai dar origem à nossa Wall. Para conferir alguma intensidade ao nosso projecto usamos a técnica da distorção através do cruzamento de 4 linhas que vão dar origem ao nome do nosso projecto e da própria música que o criou.

Mais literal à concepção de um muro foram a técnicas seguidamente postas em prática, a estabilidade, a regularidade e a unidade. Estas foram as técnicas que nós encontramos para dar sentido e até corpo ao nosso muro. Queríamos transmitir uma ideia de coerência, uniformidade, rigidez que formassem um todo equilibrado.

A imagem final tenta ainda “brincar” com o cérebro humano e a forma como ele percepciona a realidade “á primeira vista”. Não queríamos criar uma imagem para ser olhada uma vez e passada à frente como acontece na maioria das vezes, pretendíamos sim uma criação sóbria e elaborada que prendesse a atenção de quem para ela olhasse e que, de certa forma, obrigasse a um olhar mais profundo e demorado para encaixar todos os elementos e formas desta.

A segunda proposta (California Dreaming) tentou ser o oposto da primeira criação, paradoxal até.
Tentamos criar algo que simbolizasse a liberdade, o movimento, o acaso. Recorremos a várias técnicas de comunicação visual para atingir o nosso objectivo: uma imagem dinâmica, livre, provocatória que fosse ao
mesmo tempo complexa e que denotasse uma falsa falta de planeamento.

Da instabilidade, à assimetria, passando pela irregularidade, complexidade, fragmentação, espontaneidade, ousadia, acaso e episodicidade.

No fundo queríamos uma imagem arrojada, fragmentada mas que estimulasse a imaginação, quase que, tal como o próprio nome sugere, saísse de um sonho. É no fundo, a imagem que temos dos sonhos quando
nos lembramos deles: fragmentados, livres, desorganizados, naturais e inesperados, cheios de emoção, inquietos e desconectos.


Projecto final Wonderwall:

 

  
Capa
(Wonderwall)





CD
(Wonderwall)






California Dreamin':




 


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